Não deixe de comentar, seu comentario é nosso incentivo!!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os Templarios






Ta ai um dos meus temas favoritos, como eu sou um cara fascinado por história esse assunto sempre me chamou atenção.Uma ordem militar do cristianismo ocidental onde seus membros faziam voto de pobreza e castidade para se tornarem monges, usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros devido a essas condições eles passaram a ser conhecidos como "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão".
A Ordem foi fundada por Hugo de Payens em 1118, com o apoio de mais 8 cavaleiros e do rei Balduíno II de Jerusalém, após a Primeira Cruzada, com a finalidade de proteger os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém, vítimas de ladrões em todo o percurso e já na Terra Santa, dos ataques que os muçulmanos faziam aos reinos cristãos que as Cruzadas haviam fundado no Oriente.
Oficialmente aprovada pelo Papa Honório II em torno de 1128, a ordem ganhou isenções e privilégios, dentre os quais o de que seu líder teria o direito de se comunicar diretamente com o papa. A Ordem tornou-se uma das favoritas da caridade em toda a cristandade, e cresceu rapidamente tanto em membros quanto em poder; seus membros estavam entre as mais qualificadas unidades de combate nas Cruzadas e os membros não-combatentes da Ordem geriam uma vasta infra-estrutura econômica, inovando em técnicas financeiras que constituíam o embrião de um sistema bancário, e erguendo muitas fortificações por toda a Europa e a Terra Santa.
A regra dessa ordem religiosa de monges guerreiros (militar) foi escrita por São Bernardo. A sua divisa foi extraída do livro dos Salmos: "Non nobis Domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam" (Slm. 115:1 - Vulgata Latina) que significa "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória".
Fica muito claro que os objetivos dessa Ordem não era simplismente "proteger os cristãos" tinham os interesses politicos, logicamente o de  dominação da localidade o que parece ter dado certo por um tempo afinal eles "faziam tudo em nome de Deus" uma interessante desculpa usada para adquirir recursos.Um contemporâneo (Jacques de Vitry) descreve os Templários como "leões de guerra e cordeiros no lar; rudes cavaleiros no campo de batalha, monges piedosos na capela; temidos pelos inimigos de Cristo, a suavidade para com Seus amigos".
Pelo que se sabe com o passar do tempo a ordem foi crescendo e conquistando autonomia e passaram a descumprir com o seu proposito que era o de defender os cristãos dos ladrões e já não conseguiam mais  êxito nas suas batalhas.As derrotas sofridas pela ordem reforçaram a ideia nos altos escalões do clero de que os templários já não era possível que sua missão de liberar e proteger os caminhos para Jerusalém fosse cumprida. A principal derrota aconteceu em 1291, quando os muçulmanos conquistaram São João de Acre, a última cidade cristã na Terra Santa, o que levou de volta à Europa a maioria dos membros. A partir desse período começam as perseguições pelo rei Felipe, o Belo, que, incomodado pela autonomia e poder da ordem, toma diversas medidas para dominá-la. Sem alcançar seus objetivos, decreta a dissolução da ordem, a prisão de seus líderes que, depois de interrogatórios, são condenados a morrer na fogueira em 18 de março de 1314.
É muito intrigante quando pensamos que toda organização, ordem ou seja la oque for que tenha sido criado para executar qualquer tipo de tarefa no momento que alcança o seu apogeu acaba sendo envenenado pela soberba e alvo de inveja oque acaba se tornando uma série de complicações ( como uma bola de neve ), os que conseguiram não querem deixar, e os que de certa forma ajudaram e não têm passam a querer ter.
Como o rei Felipe que na tentativa de apoderar-se das riquezas dos templários exige com que todos eles se apresentem no seu castelo, quando eles chegam no local são encarcerados e submetidos a tortura para confessar que são culpados por heresia.
As vezes eu gostaria de saber até que nível chega a ganância humana...se é que tem como medir isso, posso até dizer que  "O brilho dos tesouros escurece as mentes e corações humanos" ( essa frase é minha hein conserva a autoria rs ).



Nota: Hum teve gente que lembrou do Assassin's Creed quando leu ( rs ). Mas indo ao que interessa, estou disponibilizando o link de um texto falando algo mais sobre o assunto então click aqui e boa leitura.  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário